
Conversas Difíceis: Desenvolvendo Empatia e Comunicação
(5,0)Descrição
CONVERSAS DIFÍCEIS - DESENVOLVENDO EMPATIA E COMUNICAÇÃO - PROFESSORA LUCIANA VIANELLO
Conversas difíceis podem ser desafiadoras e podem também provocar estragos nas conexões e nos relacionamentos se as pessoas não têm consciência sobre os caminhos que devem conduzir. A consciência aqui envolve as dimensões da linguagem, da capacidade de ouvir e ler o que não está sendo expresso nos diálogos. Este é um curso de 8 horas, que trabalhará sua capacidade de transformar as conversas difíceis em diálogos empáticos, centrados na empatia e no estado compassivo dos envolvidos. Aborda as 4 distinções da comunicação não violenta (observação – sentimentos – necessidade – pedidos), quebra o paradigma do que é uma comunicação agressiva e trabalha os eixos dos julgamentos X sentimentos, promovendo um acesso mais amplo a uma linguagem capaz de sustentar os valores dos envolvidos no diálogo. O curso ainda possibilita que o aluno avance em técnicas de escuta e perceba com mais facilidade quando há resistência e defesas das pessoas e grupos, e o que fazer. Traz de forma clara as características dos perfis comunicativos e como interagir com pessoas distintas com assertividade. A autenticidade é vislumbrada com o suporte de feedback com evolução para feedforward, favorecendo a busca do SIM e a construção de acordos.
Bom proveito e sucesso!
Objetivo do Curso
O curso tem como objetivo desenvolver habilidades de escuta ativa, identificar e conhecer os campos emocionais do discurso, conhecer os perfis na posição do comunicador, se adaptar a perfis distintos, identificar os diálogos ocultos, que não são expressos, conhecer a comunicação não violenta, identificar os gatilhos de diálogos agressivos, fomentar rotas de empatia e autenticidade, construir caminhos de feedbacks assertivos e consensuar acordos que validem a relação ganha-ganha.
Ao final do curso, o participante será capaz de transformar diálogos difíceis em diálogos corajosos, baseados em relações de ganho mútuo, serão capazes de dar e receber feedbacks assertivos, modelar a comunicação diante de interlocutores com perfis distintos, transformar conflitos, construir acordos e valorizar o relacionamento.
ÁREA DE GESTÃO: Liderança e Pessoas
HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Influência, Sabedoria e Autocontrole
TEMPO DE DEDICAÇÃO: 8 horas
Programa curricular
- Introdução
- Diálogos difíceis – conceito, estrutura e comunicação oculta
-
- 2.1 Objetivos do Módulo
- 2.2 O que são as conversas difíceis
- 2.3 Porque colocamos as conversas difíceis para debaixo do tapete
- 2.4 Como nossas reações tornam trágicos os desfechos das conversas
- 2.5 Por dentro das conversas difíceis
- 2.6 Atividades
- 2.7 Podcast - Empresa Autogerenciável | Marcelo Germano
- 2.8 TED - Como conversar com quem pensa muito diferente de você? | Guilherme Valadares | TEDxUFABC
- 2.9 Indicação de Livro e Link
- Diálogos Empáticos & CNV Comunicação não Violenta - o que é - o que não é - pilares e distinções
-
- 3.1 Objetivo do Módulo
- 3.2 Diálogos empáticos X simpatia
- 3.3 O que é e o que não é a comunicação não violenta - Parte 1
- 3.3.1 O que é e o que não é a comunicação não violenta - Parte 2
- 3.4 Pilares da CNV - 4 distinções
- 3.5 Escuta ativa - técnicas protagonistas
- 3.6 Atividades
- 3.7 Podcast - Comunicação Não Violenta no ambiente corporativo
- 3.8 Indicação de Livro e Artigo
- 3.9 O Poder da Empatia | Dra Brené Brown
- 3.10 Para Início de Conversa | TED Carolina Nalon
- Os julgamentos e a caixa preta das emoções - Os valores e necessidades atendidas e não atendidas
-
- 4.1 Objetivo do Módulo
- 4.2 A caixa preta das emoções: sentimentos X não sentimentos
- 4.3 Os Valores Humanos Universais - Necessidades X Estratégia
- 4.4 Pedidos X Exigências
- 4.5 Atividades
- 4.6 Podcast - Comunicação Não-Violenta | Love the Problem
- 4.7 Indicação de Livro
- 4.8 Artigo - How to Control Your Emotions During a Difficult Conversation
- 4.9 Neurociência e Comunicação Não-Violenta | Diálogo com Flavia Feitosa e Claudia Feitosa-Santana
- Perfis comunicativos e assertividade
-
- 5.1 Objetivo do Módulo
- 5.2 Apresentação dos perfis e perfil analítico
- 5.3 Perfil Pragmático
- 5.4 Perfil Afável
- 5.5 Perfil Expressivo
- 5.6 Atividades
- 5.7 Os temperamentos e a formação de caráter | Análise filosófica por Nova Acrópole
- 5.8 Indicação de Livro e Artigo
- 5.9 Tipos Psicológicos (Introversão, Extroversão) - Série Psicologia Analítica
- Feedback – Feedforward - Construção de acordos em busca do sim - Resistência – barreiras e defesas nos diálogos – como agir
- Referências Bibliográficas
Fórum
-
Este Curso não possui nenhum tópico ainda.