
Marketing Ágil
(5,0)Descrição
MARKETING ÁGIL - PROFESSORES: ÁUREA PUGA RIBEIRO / PLINIO MONTEIRO
As organizações têm sido desafiadas a dar respostas ágeis e assertivas. Entretanto, percebe-se que a grande maioria das empresas ainda tem uma forma de operar pouco adequada aos desafios contemporâneos e com isso estão perdendo sua competitividade. Como a área ou função marketing, tradicionalmente responsável por promover a interface entre o ambiente externo e interno, pode contribuir para a agilidade e assertividade às respostas necessárias? As atividades centrais do marketing não se alteraram, continuamos a desempenhar a Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação, como proposto por Raimar Richers. Continuamos analisando o ambiente e monitorando as variáveis internas e externas. Continuamos utilizando as informações de mercado na inovação, adaptação/adequação da nossa oferta de produtos, serviços e experiência. Continuamos ativando o mercado, ou seja, realizando as atividades de comunicação e comercialização. E, por fim, continuamos avaliando os resultados e utilizando esses dados para embasar e ajustar as decisões de marketing. O que mudou, afinal? O avanço tecnológico permitiu à área de marketing uma nova dinâmica e novas ferramentas para enfrentar o dinamismo e complexidade do ambiente. Isso ampliou as possibilidades de contribuição do marketing na criação de vantagens competitivas para a organização. Este curso, então, vai lhe apresentar o Marketing Ágil. Explorar este tema e mergulhar em suas possibilidades em uma perspectiva estratégica e com uma abordagem prática, apontando como colocar a estratégia em ação, é o objetivo principal deste curso.
Objetivo principal:
- Explorar o Marketing Ágil e mergulhar em suas possibilidades em uma perspectiva estratégica e com uma abordagem prática, apontando como colocar a estratégia em ação.
Objetivos específicos:
- Identificar os desafios do marketing no ambiente contemporâneo.
- Compreender o conceito de marketing ágil e exemplificar a sua dinâmica.
- Mapear os atributos da cultura de marketing ágil e os seus valores.
- Definir estrutura e processos para a execução do marketing ágil.
- Compreender o desenvolvimento de uma mentalidade ágil.
- Identificar as métricas e os resultados críticos para ações de marketing ágil.
- Compreender o uso da experimentação em processos de melhoria contínua em marketing ágil.
- Explorar casos de decisões de marketing orientadas por Dados.
- Compreender o uso de técnicas e Ferramentas de data analytics para suportar marketing ágil.
ÁREA DE GESTÃO: Marketing e Vendas
HABILIDADES: Produtividade | Percepção | Autocontrole
Programa curricular
- Introdução
- Marketing Ágil Como Oportunidade
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- 2.1 Objetivos do Módulo
- 2.2 Os Desafios do Marketing Contemporâneo
- 2.3 Mudando o Foco de Sua Estratégia de Produtos Para Clientes
- 2.4 Links Para Leitura
- 2.5 Atividade: Identifique as Mudanças no Comportamento de Compra de Seu Cliente
- 2.6 O Conceito de Marketing Ágil
- 2.7 Marketing e as Novas Tecnologias
- 2.8 Atividade: Como as tecnologias podem impactar as atividades de Marketing Ágil
- 2.9 - Aplicações de Marketing Ágil
- 2.10 Atividade: Aplicando elementos de Marketing Ágil
- 2.11 Leitura Complementar: O conceito de Marketing Ágil e seus Componentes
- Classbook - Reflexão
- Os Fundamentos do Marketing Ágil
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- 3.1 Objetivos do Módulo
- 3.2 A Cultura de Marketing Ágil
- 3.3 O Futuro do Marketing é Ágil
- 3.4 Atividade: Elementos Culturais relevantes para o Marketing Ágil
- 3.5 Os Valores de Marketing Ágil
- 3.6 O Manifesto do Marketing Ágil
- 3.7 Atividade: Identificando Oportunidades de Avanço
- 3.8 Nova forma de fazer: Estrutura e Processos para o Marketing Ágil
- 3.9 Atividade: Estrutura e Processos para o Marketing Ágil
- 3.10 O Mindset necessário para estimular o crescimento
- Reflexão Classbook
- Cultura de Aprendizagem e Resultados em Ação
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- 3.1 Objetivos do Módulo
- 3.2 Alcançando uma mentalidade Ágil baseada na experimentação.mp4
- 3.3 Atividade: Resultados Críticos
- 3.4 Foco em resultados e não em produção.mp4
- 3.5 Atividade: Backlog de Aprendizagem Validada
- 3.6 De planos de Ação a melhoria contínua por meio da experimentação.mp4
- 3.7 Reflexão
- Decisões Orientadas por Dados em Marketing Ágil
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- 4.1 Objetivos do Módulo
- 4.2 Parte 1 Experimentação e Iteração baseada em dados
- 4.3 Parte 2 Experimentação e Iteração baseada em dados
- 4.4 Inteligência Artificial: dilemas e críticas
- 4.5 Casos de Marketing Ágil orientado por dados
- 4.6 Atividade: Análise de Sentimentos para verificar tendências em Marketing Ágil
- 4.7 Parte 1 Aplicações e Ferramentas de Data Analytics em Marketing Ágil
- 4.8 Parte 2 Aplicações e Ferramentas de Data Analytics em Marketing Ágil
- 4.9 Atividade: Estudo de Caso IBM WATSON
- 4.10 Ferramenta Modelo AMM FDC (Agile Marketing Maturity Model - AMM Model FDC)
- 4.11 Resultados Modelo AMM FDC (Agile Marketing Maturity Model - AMM Model FDC)
- 4.12 O Percurso que fizemos em Marketing Ágil
- 4.13 Reflexão Final
- Referências Bibliográficas
Fórum
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