
Storytelling para Líderes
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STORYTELLING PARA LÍDERES - PROF. FÁBIO APOLINÁRIO
Desde milhares de anos, os seres humanos acomodam-se ao redor da fogueira para ensinar, informar, resolver conflitos e entreter. Faz parte do nosso DNA. De fato, muitos estudiosos acreditam que o fluxo narrativo é a maneira natural do nosso cérebro processar informações e fixá-las na memória. Nada mais justo, portanto, que possamos aproveitar essa tendência natural para aumentar, e muito, nossa capacidade de influenciar, persuadir, argumentar e, portanto, liderar – usando histórias.
Neste curso vamos aprender como incorporar o storytelling (a arte e a ciência de contar histórias) em nosso discurso corporativo – seja para vender uma marca, uma ideia, um projeto ou uma pessoa; seja para comunicar processos de mudança e até mesmo para engajar, motivar e inspirar pessoas e equipes de trabalho. As histórias são a ferramenta mais perfeita da comunicação: quando utilizadas adequadamente, ativam não apenas nosso lado lógico e racional, mas também (e principalmente) nossas emoções e sensações. É por isso que as histórias são muito mais poderosas do que as meras exposições conceituais e factuais tradicionais – dominantes nas reuniões corporativas.
Liderar é influenciar: nada acontece, senão por meio da comunicação. Logo, esta deveria ser objetiva, clara e impactante – principalmente se o propósito for levar as pessoas a se moverem em direção a um objetivo maior. Liderar é comunicar. Liderar é contar histórias.
Objetivos:
Este curso tem como objetivo levar os participantes a compreender como as histórias podem aumentar a capacidade de comunicação dos líderes, por meio do conjunto de técnicas milenares conhecidas coletivamente como storytelling.
ÁREA DE GESTÃO: Liderança e Pessoas
HABILIDADES: Sabedoria | Influência | Autocontrole
Programa curricular
- Introdução
- Introdução ao Storytelling
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- 2.1 Sobre o módulo
- 2.2 Por que Storytelling?
- 2.3 O que é uma História?
- 2.4 O que é Business Storytelling?
- 2.5 De onde vêm as Histórias?
- Classbook
- 2.6 História ou Estória?
- 2.7 Ethos, pathos & logos
- 2.8 Why Your Brain Loves Good Storytelling
- 2.9 Uma história nem precisa ter palavras (Mocassino da Gucci)
- 2.10 The irresistible power of storytelling as a strategic business tool
- 2.11 Uma história pode vir até de uma música!
- 2.12 É assim que seu cérebro se comunica (o que acontece quando ouvimos histórias)
- Fundamentos da Construção de Histórias
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- 3.1 - Sobre o Módulo
- 3.2 Propósito da história
- 3.3 Elementos das histórias
- 3.4 Narratologia: O Enredo das Histórias (Parte 1)
- 3.5 Narratologia: O Enredo das Histórias - Parte 2
- Classbook
- 3.6 Para se Aprofundar no Assunto - Comercial de TV Sabão em Pó Omo
- 3.6.1 Para se Aprofundar no Assunto - O produto é o protagonista Despedida da Kombi
- 3.6.2 Para se Aprofundar no Assunto - Masterclass de K. Vonnegut
- 3.6.3 Para se Aprofundar no Assunto - TED Simon Sinek
- 3.6.4 Para se Aprofundar no Assunto - Jornada do Herói
- Aperfeiçoando e Construindo o seu Repertório
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- 4.1 Sobre o Módulo
- 4.2 Adicione a Emoção
- 4.3 Aplicação Prática: Quem sou eu?
- 4.4 Aplicação Prática: Visão e valores da empresa
- 4.5 Aplicação prática: Lidando com o medo e a incerteza
- Classbook
- 4.6 Para se Aprofundar no Assunto - Desenvolvendo Histórias Pessoais
- 4.6.1 Para se Aprofundar no Assunto - Famílias de Emoções
- 4.6.2 Para se Aprofundar no Assunto - O poder da vulnerabilidade
- 4.6.3 Para se Aprofundar no Assunto - As emoções e o cérebro
- 4.6.4 Para se Aprofundar no Assunto - Discurso Barak Obama
- 4.6.5 Para se Aprofundar no Assunto - Bem-estar no trabalho
- 4.6.6 Para se Aprofundar no Assunto - Comunicando valores ao consumidor (caso Madero).
- Referências Bibliográficas
Fórum
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